FacebookGoogle Maps

Local

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O atual nome Redenção, oficializado em 1889, faz referência ao fato da cidade ter entrado para a história como a primeira no Brasil a libertar totalmente seus escravizados . Isso ocorreu por declaração, em 1º de janeiro de 1883, resultante de sugestão de Deocleciano Ribeiro de Menezes. Os “libertadores”, importantes abolicionistas, vieram em comitiva prestigiar a solenidade do acontecimento, através da Estrada de Ferro de Baturité.

A atual cidade de Redenção, era conhecida como Acarape e pertencia à província de Baturité, em 1823. Teve como seus primeiros habitantes os índios tapuias, que vieram de Jaguaribe para habitar as margens do Rio Pacoti. O rio corta a região onde se formou uma pequena comunidade que vivia da pesca e agricultura.

Depois começaram a chegar alguns negros africanos que desembarcaram no Mucuripe e se espalhavam por muitos municípios do Ceará. Foi o primeiro núcleo de povoação para o surgimento do município. O povoado foi elevado à categoria de vila, em 28 de dezembro de 1868, pela Lei de n.º 1255, com o nome de Acarape, desmembrando-se do município de Baturité.

Na época, o movimento abolicionista tomava conta do Brasil e Redenção foi a primeira a libertar seus escravizados , o que aconteceu no dia 1º de janeiro, quando chegavam à então Vila, os ilustres abolicionistas José Liberato Barroso, General Antônio Tibúrcio, Padre Guerra, Justiniano de Serpa, José do Patrocínio e João Cordeiro, a fim de presenciarem a tão sonhada alforria dos 116 escravos da Vila.

Em 18 de março de 1842,  através de Ato Provincial desta data, passou a ser distrito policial de Acarape. E em 21 de agosto de 1871 teve a criação da primeira Câmara Municipal de Redenção.

 

hspace=0 HISTÓRIA DA UNILAB:

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) nasce baseada nos princípios de cooperação solidária. Em parceria com outros países, principalmente africanos, a Unilab desenvolve formas de crescimento econômico, político e social entre os estudantes, formando cidadãos capazes de multiplicar o aprendizado.

São milhares de pessoas envolvidas entre estudantes, técnicos, docentes e colaboradores. Uma oportunidade de aproximar o interior do nordeste brasileiro a uma educação avançada. Foram mais de três mil inscritos no primeiro processo seletivo.

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira de Paracupeba.

Sítio Livramento – Senzala Negro Liberto. 

Fazenda Gurguri – Senzala. 

Balneário Lages.

Açude Acarape do Meio. 

Capela de São Miguel

Praça da Liberdade – Obelisco.
Serra do Cruzeiro – Monte das Graças
Hospital Dermatológico de Antônio Diogo – Colônia
Vivenda Russa – Casario
Igreja de Nossa Senhora da Imaculada – Matriz
Monumento Negra Nua

 
Museu Histórico e Memorial da Liberdade

  
Leia mais: Redenção-CE